1. A roupa mais limpa é a que não se suja
Tópicos
- 1 1. A roupa mais limpa é a que não se suja
- 2 2. Como ser mais ecológico? Lavagem a frio
- 3 3. Ajustar o tamanho de carga e programa da máquina de lavar
- 4 4. Lavar à mão as manchas
- 5 5. Usar aparelhos inteligentes e de alta eficiência energética
- 6 6. Fazer uma manutenção correta dos equipamentos
- 7 7. Secar a roupa em um varal
- 8 8. Passar o mínimo
- 9 9. Comprar detergentes ecológicos
- 10 10. Fazer produtos de limpeza caseiros
- 11 Tags:
- 12 Área relacionada
- 13 RSS. Segue informado
Sem esquecer o princípio ecológico das três no exterior (reduzir, reutilizar e reciclar), se diminui o volume de lavagem, você estará contribuindo em boa forma para cuidar do meio ambiente. Há que ir limpos, sim, mas sem abusar das lavagens contínuas de roupas, que também se estragará antes. Algumas peças que não estão de todo sujo podem esperar uma lavagem mais tarde.
2. Como ser mais ecológico? Lavagem a frio
Um dos principais dicas para uma lavagem ecológica é usar o programa de frio. Cerca de 90% da energia consumida por uma máquina de lavar roupa de carga superior convencional é usado para aquecer a água. Quando se utiliza um detergente que funciona bem em água fria, é a certeza de que você terá um melhor acabamento. Além disso, as roupas vão durar mais tempo, já que as lavagens com água quente desgastam mais os tecidos.
3. Ajustar o tamanho de carga e programa da máquina de lavar
Isso consome menos energia da máquina de lavar roupa com uma carga de lavagem completa, frente a várias cargas parcialmente cheios. Se não é outra que fazer cargas mais pequenas, podem-se ajustar os níveis de água para coincidir com o tamanho da carga. Neste sentido, há que procurar o programa que melhor se ajuste aos tipos de roupas e manchas que possam ter. Se você usa secador, é preferível combinar roupas semelhantes: toalhas com toalhas, roupas de cama com outras lençóis, etc.
Imagem: jukai5
4. Lavar à mão as manchas
Uma peça pode estar em bom estado, exceto por uma pequena mancha em algum ponto localizado. Neste caso, você pode tentar lavar a mão desta área para evitar que passe pela máquina de lavar.
5. Usar aparelhos inteligentes e de alta eficiência energética
Os aparelhos incorporam cada vez mais avanços tecnológicos que ajustam muito melhor o tempo, a capacidade, os níveis necessários de energia e água, etc., Além disso, quanto maior a sua eficiência (A+++ é a máxima que se pode encontrar no mercado), menor será o seu consumo de energia e água. Este tipo de aparelhos custam mais dinheiro, mas este investimento permite poupar ao longo de sua vida útil.
6. Fazer uma manutenção correta dos equipamentos
Se os aparelhos funcionam de forma adequada, o seu consumo se ajusta muito melhor e reduz o risco de que tenham falhas. Manutenção corrente que deve ser feito é o de retirar de forma periódica da fiapos que se acumula nas secadoras.
7. Secar a roupa em um varal
A menos que as condições meteorológicas forem adversas, a alternativa mais ecológica e económica é secar a lavagem ao ar livre. As opções de estendais são muito diversas e podem ajustar-se às possibilidades da habitação. E se não resta outro remédio que usar uma secadora de roupa, a menos que você seja de maior eficiência e aproveitando ao máximo a sua capacidade.
Imagem: Jim_Filim
8. Passar o mínimo
O ferro é outro dos aparelhos que mais consome no processo de lavagem de roupas, além de que, com o tempo, danifica os tecidos. Algumas peças são elaboradas de forma que não necessitam de engomadoria, ou de forma mínima. E em qualquer caso, para evitar as rugas, uma dica é pendurar a roupa nada mais terminar a lavagem, para que se seque, sacudiéndola para estirarla. Além disso, há que tentar dobrar e guardar tão logo esteja limpa.
9. Comprar detergentes ecológicos
Os detergentes comerciais se tornam cada vez melhores resultados de limpeza, mas alguns de seus componentes podem prejudicar o meio ambiente. Por isso, convém fixar os rótulos e procurar os produtos que tentam reduzir o seu impacto, sendo biodegradáveis, sem fosfatos ou cloro. Outra opção é dar com as marcas que levam algum certificado ecológico.
10. Fazer produtos de limpeza caseiros
Os mais habilidosos podem tentar fabricar de forma caseira dos produtos com ingredientes naturais. Neste caso, um detergente líquido para lavar, você pode fazer em um recipiente com uma xícara de água, a quarta parte de uma barra de sabão de óleo vegetal, 12 copos de água quente da torneira, quatro colheres de sopa de soda cáustica e dois de bórax.
Siga o canal do Meio Ambiente no Twitter @E_CONSUMERma e ao seu autor @ecienciacom.
Tags:
água, eficiência, energia, máquina de lavar roupa, roupas, dicas para poupar
Área relacionada
E além disso…
Veja mais sobre o Meio ambiente urbano
RSS. Segue informado
RSS sobreeficienciaenergíaagua
Ao postar um comentário você concorda com a política de proteção de dados
Os comentários de CONSUMER EROSKI são moderados para garantir um diálogo construtivo entre os usuários, por isso, não serão exibidos imediatamente.
Aqui explicamos o que critério seguimos para postar comentários. Aqueles usuários que não seguirem estas regras de cordialidade não terão as suas opiniões em nosso site:
- Envie, por favor, comentários destinados a compartilhar opiniões em relação aos temas publicados em nosso portal.
- Evita os insultos ou as desqualificações para fomentar um ambiente em que todos se sintam confortáveis e livres, em suma, um tom que favoreça a participação.
- Ao comentar, procure não ser repetitivo. Neste sentido, não serão publicados comentários de usuários que utilizem outros perfis para incidir em um mesmo tópico.
- Não use este canal para anunciar conteúdos comerciais.
Consumer Eroski não se responsabiliza pelas opiniões expressas por seus usuários.
Consumer Eroski é um produto informativo da Fundação Lusa. Qualquer comentário sobre a marca Lusa deve dirigir-se ao Atendimento ao Cliente da Lusa.