3 alimentos para combater o estresse rapidamente

Atualizado el15 de março de 2018, 11:10

Quando estas muito nervosa ou passar um mau momento você ativa o sistema nervoso autônomo, que é o que controla os músculos envolvidos na digestão.

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DIGESTÃO

Assim, há aqueles que sentem que o estômago se “fecha” , mas também pode ocorrer que, diante de uma situação que gera angústia, tentar acalmar os nervos comendo até mesmo mais do que o habitual (e produtos normalmente calóricos).

POR QUE O estresse PODE ENGORDAR

Vários estudos têm comprovado que os nervos “engordam” por várias razões:

  • Armazena mais gordura. Segregas cortisol e hormônio envia sinais para o organismo para liberar glicose para o sangue, assim, os músculos recebem a energia para enfrentar o “perigo”). O problema é que, na realidade, as situações que hoje nos preocupam, e enfatizam que não requerem uma resposta física importante (você não tem que escapar de um predador, por exemplo) e que não utiliza essa glicose “extra” e a armazena em forma de gordura, sobretudo, nos quadris, abdômen e cintura.
  • Você se sente inchada. Quando você está nervosa usa com mais facilidade a comida rápida e tomas menos porções de frutas e legumes e água, de acordo com um estudo apresentado pelo Fórum de Regulação Intestinal e a Sociedade Espanhola de Dietética e Ciências da Alimentação (SEDCA). Todos estes fatores fazem com que se reduza o aporte sanguíneo para o trato intestinal e produzir prisão de ventre.

O trio de nutrientes desestresantes

Combina em seus pratos as seguintes 3 nutrientes e terá cerca de menus “calmantes” que se podem vir a dar muito bem em situações de estresse:

  • Hidratos de carbono. Comer entre cinco e seis porções de hidratos de carbono complexos (como cereais integrais (massas ou arroz, batata, legumes, etc.) ao longo do dia tem uma importância especial para lidar melhor com os nervos. Este tipo de nutriente garante o suprimento de glicose ao cérebro, evitando quedas de humor que podem levar a comer compulsivamente.
  • Vitaminas do grupo B. Quando o corpo está sob tensão, gasta com maior rapidez dessas vitaminas e por isso requer um maior aporte. São necessárias para o sistema nervoso e para que o organismo possa utilizar a energia dos hidratos de carbono. Ovos, cereais integrais, germe de trigo, levedura de cerveja e nozes são boas fontes. Consome também cogumelos, frutas e verduras.
  • Vitamina C. Em situações de estresse as necessidades de vitamina C aumentam, por isso você deve tomar pelo menos três peças de fruta por dia e duas porções de legumes (uma delas em estado bruto (raw). Tenha em conta que as melhores fontes são frutas cítricas, kiwi, abacaxi, etc) e legumes frescos (alface, tomate, pimentão, etc).

Proteínas relaxantes

Você deve tomar alimentos ricos em proteínas como carnes magras, peixe, ovos, legumes e frutos secos, já que nesta situação o seu corpo reclama deste macronutriente, mas é que além disso, esses alimentos são ricos em triptofano.

Esse aminoácido essencial é a chave para manter os nervos à risca, pois ajuda a aumentar a síntese de serotonina, um neurotransmissor envolvido nos estados de ânimo (seu défice relacionado com a depressão).

Além das proteínas não deve se esquecer do Omega 3, já que sua falta provoca nervosismo, falta de concentração e as defesas baixas. O peixe azul e as nozes são uma excelente fonte.

O CHOCOLATE ajuda

O magnésio é um mineral necessário para a síntese de serotonina e tem propriedades relaxantes, o que ajuda a manter o ritmo cardiovascular e a relaxar os músculos. A deficiência de magnésio provoca irritabilidade e insônia. Você vai encontrá-Lo nas nozes, cereais integrais, vegetais de folha verde e também no chocolate negro mínimo 70% de cacau).

Assim é, você pode tomar chocolate para acalmar seus nervos , mas embora os benefícios do cacau estão sobejamente demonstrados não pode abusar: uma onça por dia. Pensa que o chocolate também é rico em gordura e seu consumo sem controle, te levaria ao aumento de peso.

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