3 caminhadas com objetivos saudáveis

Atualizado el04 de julho de 2018, 11:33

Você sabia que se você andar a primeira hora aceleras o seu metabolismo e adelgazas mais? Ou será que fazê-lo depois do jantar é o melhor sonífero e terapia anti-ny) que existe? Descubra os benefícios de andar de acordo com o momento do dia.

Os múltiplos benefícios de caminhar

Sua saúde ganha muito, se você caminha com regularidade: previenes varizes e dores de pernas, melhora a sua memória, mantenha longe de colesterol…

Mas, além disso, de acordo com a hora em que você sair para andar o corpo tem uma reação diferente e intensificas um benefício ou outro: pela manhã, ativa o metabolismo para queimar mais e isso ajuda a perder peso, pelo a tarde combate o inchaço abdominal e após o jantar é um bom remédio anti – stress. Escolha a que mais te interessa e tire o máximo partido.

1. Pela manhã

Sabe-Se que as pessoas que fazem exercício no momento da jornada o deixam menos. Mas não só ajuda a ser constante, caminhar pela manhã “viciado”, pois logo notas mudanças:

  • Se custa menos de emagrecimento e o que você faz de forma mais rápida. Quando se faz exercício de seu metabolismo é acelerado, ou seja, aumenta a velocidade a que gasta energia. E esse efeito dura várias horas. Conclusão: caminhar pela manhã, há que quemes calorias muito mais rápido durante grande parte do dia com o que você a perder peso mais facilmente. Como exemplo, um estudo da Clínica Mayo (EUA). UU.) que provou que caminhar diariamente pode ajudar a emagrecer até 15 quilos por ano.
  • Não se acorda cansada e tem mais vitalidade durante todo o dia. Se você treina pela manhã, chega um momento em que o corpo se acostuma e, à medida que se aproxima a hora de se levantar, as hormonas “prepara” para o exercício regulando o ritmo cardíaco e a pressão sangüínea. Por isso, as notas que amaneces cheia de vitalidade. Esse efeito se intensifica ao caminhar porque oxigenas todo o seu organismo, também o cérebro, e isso é como uma injeção de energia para todo o dia.
  • Passo leve para queimar mais. Para “acelerar” o metabolismo, o ideal é que andes cerca de 8 km (entre 11.400 e 12.600 passos) para queimar 400 kcal por hora. Um estudo da Universidade de Kalmar (Suécia), revela que para manter um peso saudável, você tem que andar 10.000 passos por dia para emagrecer são necessários 12.000. Se você fizer isso com um pedômetro, vai sempre saber quantos levas.
  • Começa, pouco a pouco, se você não está acostumada. Sal a caminhar 3 vezes por semana, a um ritmo que você se sentir confortável. Quando “aguantes” 15 minutos sem cansar-te proponte andar entre 30 e 60 minutos 4 vezes por semana. Passado um mês, aumenta a velocidade da caminhada até que consiga percorrer 8 km diários em uma hora.
  • Aproveite para moldar a sua figura, como se fosse ao ginásio. Após 5 minutos de aquecimento, o que requer toda a caminhada, anda a passo rápido 15 minutos e detém outros 5 para fazer alongamentos ao concluir a hora. Assim, queimar mais gordura, e porás em funcionamento mais músculos moldando a sua figura.

É recomendável que, de uma hora e meia depois de comer, te lanço a andar. E é que andar a esta hora do dia é um dos melhores antídotos para combater alguns dos “males” típicos que afetam muitas mulheres:

  • Você acabou com a vontade de lanchar a meio da tarde. A hora do lanche (entre as 4 e as 5) é para muitas tentadora, porque lhes desperta uma fome voraz e acabam surgindo alimentos que são demasiado gordos e calóricos. Se você caminhar não só se alejarás da despensa ou geladeira, mas você vai ajudar a regular o seu apetite. E é que quando se faz exercício aumenta a produção de serotonina (suprime o apetite quando atinge uma determinada concentração no cérebro) e de noradrenalina, outro hormônio que, além de aumentar o ritmo metabólico, inibe a fome.
  • Diminui o inchaço abdominal e ostenta uma barriga lisa. As mulheres que costumam acumular gases ou têm digestões difíceis, embora não comam muito, costumam sentir-se mais complexas à medida que avança o dia. Nestes casos, uma caminhada à tarde atua como uma massagem estomacal que ajuda a expelir os gases e a acelerar as digestões lentas.
  • Você fortalece a musculatura e combate a flacidez. Está comprovado que entre as 4 e as 6 da tarde, os níveis de testosterona estão o máximo, e este hormônio é justamente o que favorece a formação de massa muscular. Assim que se faz exercício neste tempo, combate a flacidez, de forma mais eficaz.
  • Previenes diabetes e evita doenças cardíacas. Segundo um estudo do instituto do Coração e Diabetes de Melbourne (Austrália), o momento do dia em que mais nos prejudica passar muito tempo sem se mover é depois de comer, porque é quando mais se elevam os níveis de glicose. A pesquisa mostrou que caminhar neste momento do dia reduz em até 30% os níveis e, portanto, previne a diabetes tipo 2.

3. Por noite

Se te é impossível encontrar um tempo para fazer exercício ao longo da jornada, é possível que esse seja o momento ideal para isso. Tem muitas vantagens:

  • Não há necessidade de que você esteja treinada ou que tenha uma excelente forma. A esta hora do dia acordam passeios suaves. A caminhadas intensas não são recomendados porque você “, activam-se muito” e não te deixariam dormir bem de noite. Por isso este tipo de exercício é ideal se há muito tempo que não pratica nenhum esporte ou sofre de artrose ou artrite porque não sobrecarregar as articulações. Mas aquece-se os 5 minutos de rigor e, quando estiver um tempo andando, deverá percorrer cerca de 5 km em uma hora.
  • Ahuyentas o stress, a depressão e a ansiedade por acertar doce. Que o exercício gera endorfinas, as hormonas da felicidade, e que isso ajuda a relaxar, aliviar tensões e a combater o estresse é um fato. E se você estiver relaxada é mais fácil conciliar o sono e dormir bem também é evidente. Mas é que, além disso, pesquisadores da Universidade de Exeter (Grã-Bretanha) descobriram que essas endorfinas que produzem o mesmo prazer que se sente quando se come algo muito doce.
  • Regular na competição (para sempre, e sem a ajuda de laxantes) o trânsito intestinal. A grande maioria dos casos de prisão de ventre se resolveriam se caminase cada dia meia hora. Este exercício faz com que os alimentos permaneçam menos tempo no estômago, ajudando, assim, a um certo esvaziamento intestinal. Uma boa caminhada após o jantar pode ser a chave para ir ao banheiro, pontualmente, no dia seguinte, depois do café da manhã.
  • Procurando boa companhia. O Convence a alguma amiga para se atreve a andar contigo. Seu objetivo é fazer exercício mas também o é aliviar tensões, e uma conversa, quando eles estão caminhando irá ajudá-lo a relaxar e combater o stress. E não se esqueçam de levar uma jaqueta com alguma banda reflectora.

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