Duda e Ana Patrícia garantem vaga na final do Mundial de Vôlei de Praia
As brasileiras Duda e Ana Patrícia brilharam no Mundial de vôlei de praia, em Tlaxcala, no México. Elas venceram a dupla australiana Mariafe e Clancy por 2 sets a 0 (21/17 e 21/14) e agora disputarão o título contra as americanas Hughes e Cheng. A final está marcada para às 19h (horário de Brasília) deste domingo (15).
Além do título, Duda e Ana Patrícia também têm a oportunidade de garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Caso vençam a final, o Brasil assegura uma classificação para a competição olímpica. A campanha da dupla tem sido impecável até agora, com seis vitórias em seis partidas e nenhum set perdido.
Essa final será um confronto entre Brasil e Estados Unidos, marcando a sétima vez que as duas nações decidem o Mundial de vôlei de praia. Até o momento, o confronto está empatado, com três vitórias para cada lado. No histórico de confrontos entre as duplas finalistas, também há equilíbrio, com duas vitórias para cada parceria.
O título do Mundial de vôlei de praia tem uma importância especial, pois além da glória esportiva, garante uma vaga na Olimpíada de Paris. Cada país pode ser representado por no máximo duas duplas nos Jogos, e a vencedora do Mundial assegura pelo menos uma vaga para o seu país. A outra vaga pode ser conquistada através de um ranking olímpico ou dos torneios Pré-Olímpicos.
Outra curiosidade é que a próxima edição do Mundial, em Adelaide, na Austrália, está marcada para 2025, devido ao adiamento causado pela pandemia.
O jogo decisivo também será transmitido pelo canal Sportv 2, às 19h (horário de Brasília).
A disputa pelo título masculino será entre as duplas tchecas Perusic/Schweiner e suecas Ahman/Hellvig.