O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, anunciou durante uma reunião em Mumbai (Índia) que está sendo estudada a criação dos Jogos Olímpicos de E-Sports em breve. Bach revelou que solicitou à Comissão de E-Sports do COI para analisar a possibilidade e viabilidade de incluir essas modalidades nos Jogos Olímpicos.
De acordo com Bach, estudos indicam que mais de três bilhões de pessoas são fãs de jogos eletrônicos em todo o mundo, incluindo cerca de 500 milhões de pessoas interessadas em competições de E-Sports, seja em jogos que simulam esportes convencionais ou em outros tipos de jogos.
Além disso, o presidente ressaltou que a maioria dos jogadores de E-Sports tem menos de 34 anos, o que é de grande interesse para o COI.
A criação dos Jogos Olímpicos de E-Sports é uma continuação das iniciativas do COI em promover competições eletrônicas. Em 2021, o COI criou a Série E-Sports Olímpica, um circuito de competições de jogos eletrônicos, e recentemente realizou a Semana de E-Sports em Singapura, em junho.
O evento contou com debates, exibições e competições em diversos jogos, tanto simuladores de modalidades esportivas como outros jogos populares, como “Just Dance” e “Fortnite”. Segundo Bach, esses eventos são os primeiros passos para a criação dos Jogos Olímpicos de E-Sports.