Em apenas dois dias, o judô brasileiro conquistou dez medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. No sábado (28), foram seis pódios, e no domingo (29), mais quatro: dois ouros, uma prata e um bronze.
Na categoria até 73 quilos, Gabriel Falcão conquistou o ouro e Daniel Cargnin ficou com a prata. No entanto, eles não chegaram a se enfrentar na final, pois Daniel sofreu uma lesão no tornozelo durante a semifinal e não pôde mais competir.
Na categoria até 81 kg, Guilherme Schmidt enfrentou o chileno Jorge Pérez na final e venceu com um wazari e uma imobilização, mesmo sob a pressão da torcida local.
O bronze do domingo foi conquistado por Ketleyn Quadros, na categoria até 63 kg, ao derrotar a colombiana Paola Mera com um wazari. Ketleyn, de 36 anos, já possui uma medalha de bronze olímpica, mas essa foi sua primeira conquista em Pan-Americanos.
No entanto, o Brasil não obteve 100% de aproveitamento como no sábado. Luana Carvalho e Alexia Castilhos perderam suas lutas e não subiram ao pódio na categoria até 70 kg.
Nesta segunda-feira (30), mais sete judocas brasileiros competirão em busca de medalhas: Samanta Soares, Eliza Ramos, Beatriz Souza, Rafael Macedo, Kayo Santos, Leonardo Gonçalves e Rafael Silva. As eliminatórias começam às 10h (horário de Brasília).