O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou hoje a lista final de atletas convocados para os Jogos Parapan-Americanos, que serão realizados em Santiago, Chile, de 17 a 26 de novembro. O Brasil será representado por 322 atletas de 17 modalidades, além de nove atletas-guia, três calheiros e dois goleiros.
Nesta terça-feira, foram convocados 38 nadadores e sete atiradores esportivos. A seleção dos atletas para os Jogos Parapan-Americanos ocorreu ao longo de três semanas, com anúncios prévios de atletas de diversas modalidades, como atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC, futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa e tiro com arco.
Equipe de Natação
A natação é a segunda modalidade com o maior número de atletas convocados, ficando atrás apenas do atletismo (60 atletas). A equipe de natação é composta por 21 homens e 17 mulheres. Entre os convocados, estão campeões paralímpicos e mundiais como Carol Santiago, Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira e Talisson Glock.
O técnico-chefe da seleção brasileira de natação paralímpica, Leonardo Tomasello, destacou a expectativa de um bom desempenho da equipe: “Temos um grupo bem forte de nadadores, que são protagonistas no ranking das Américas. Então, a expectativa é a melhor e a maior possível para que todos os 38 atletas voltem para o Brasil com medalhas e que superemos o desempenho do último Parapan”.
No tiro esportivo, modalidade que estreou nos Jogos Parapan-Americanos em Lima 2019, o Brasil convocou sete atletas, com destaque para Alexandre Galgani, único representante do país nos Jogos de Tóquio.
Lista de Convocados
Confira a lista de convocados para a equipe de Natação aqui.
Confira a lista de convocados para a equipe de Tiro Esportivo aqui.