O Brasil alcançou sua melhor campanha no judô em uma edição dos Jogos Pan-Americanos, garantindo medalhas de ouro, prata e bronze em Santiago. A judoca Samanta Soares conquistou o ouro na categoria 78kg, Rafael Macedo ficou com a prata na categoria 90kg, e Kayo Santos (100kg), Rafael Silva (+100kg) e Beatriz Souza (+78kg) garantiram medalhas de bronze. Com essas conquistas, o Time Brasil chegou ao total de 15 medalhas na competição, superando a campanha de 2011, em Guadalajara, onde foram conquistadas 13 medalhas. Ainda há chances de mais conquistas para o Brasil, com a disputa por equipes mistas. A judoca Samanta Soares, campeã pan-americana, declarou sua felicidade com a vitória.
É CAMPEÃ! É OUROOOOO! 🥇
Samanta Soares (-78kg) vence Sairy Colon 🇵🇷 por waza-ari e conquista mais uma medalha de ouro para o Brasil no Pan de Santiago! 🥋
GIGANTESCA, SAMANTA! 💚💛 pic.twitter.com/xdTsmZJoDH
— Time Brasil (@timebrasil) 30 de outubro de 2023
Lesão de Cargnin
No entanto, o dia também trouxe a notícia negativa da lesão do judoca Daniel Cargnin. Após exames de imagem, foi confirmada uma fratura no tornozelo esquerdo do atleta, que precisará passar por uma cirurgia. A lesão ocorreu durante a semifinal da categoria até 73kg, onde Gabriel Falcão também representava o Brasil. A cirurgia de Daniel Cargnin será realizada nos próximos dias, após seu retorno ao país.