O cheerleading está ganhando o público nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Joinville. Pela terceira vez, a modalidade faz parte do programa do maior evento de esporte universitário da América Latina e estreou em Santa Catarina nesta quarta-feira (11) no Expoville.
O cheerleading é um esporte que consiste em uma apresentação de dois minutos e trinta segundos, composta por várias características. Uma delas é a sessão de tumbling, que é a parte de solo, além das elevações, quando os membros das equipes levantam os colegas, as pirâmides, quando várias pessoas são elevadas, e danças e saltos dentro das coreografias. No início das apresentações, os times sempre fazem uma sessão cheer, com o objetivo de conquistar o público. Essa tradição vem desde o início do esporte, na Europa, comenta Gian Carlo Queroz Quintino, técnico da modalidade.
A disputa, que terá duração de três dias, conta com a participação de equipes de 11 universidades. Nesta quarta-feira, foram realizadas as estreias, que correspondem a 40% das notas. Na próxima quinta-feira, as performances responderão por 60% da nota. Na sexta-feira, os times poderão brigar por uma pontuação extra.
O cheerleading é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e luta para ser incluído no programa dos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles (Estados Unidos).
A modalidade surgiu na Inglaterra, mas se popularizou nos Estados Unidos para animar a torcida nos intervalos dos jogos, principalmente de basquete e futebol americano. No Brasil, o esporte está em ascensão há 10 anos, com a prática e divulgação cada vez maiores.
Os JUBs são o maior evento de esporte universitário da América Latina e estão em sua 70ª edição. O evento reúne mais de 5 mil atletas de 320 instituições de ensino superior de todo o país e segue até o dia 21 de outubro. Durante os 14 dias de competição, os atletas disputarão diversas modalidades esportivas, incluindo o cheerleading.
As competições acontecerão em diversos locais da cidade, como a Expoville, o Centreventos Cau Hansen, o Centro de Treinamento Ivo Varella, o Ginásio Municipal de Esportes Mário Timm, o Ginásio Abel Schulz, a Univille, a Associação Atlética Tupy e o Joinville Tênis Clube.